domingo, 2 de maio de 2010

Quem já ouviu falar em Dom Pedro I ?

Gente, essa eu não aguentei... Estava vendo o início do Domingão do Faustão em um quadro de disputa onde os participantes, todos profissionais graduados, ouviam as dicas, uma após a outra, e conforme descobriam a resposta saíam correndo para percorrer o percurso num esforço físico para vencerem a etapa quando precisariam dizer a resposta correta. Quanto mais rápido descobrir a resposta, mais vantagem se alcança dos demais participantes.

Num momento, 3 participantes começaram a ouvir as dicas:

1 - Nasceu em Portugal;
2 - Era filho de João;
3 - Declarou a independência do Brasil;
4 - Foi amante da Marquesa de Santos;
5 - Ficou célebre pela frase "Independência ou morte!"...

Após essas dicas ainda ouviram mais duas delas, sendo que a última era: "foi pai de Dom Pedro II", para daí sim saírem em disparada para percorrerem o percurso e darem a resposta.

Ou seja, nenhum dos 3 participantes sabia o nome de quem declarou a independência do Brasil, nem após ouvirem a dica da frase "Independência ou morte".

E eu pensei que já tinha visto de tudo quando vi esse mico, essa vergonha em rede nacional. Cadê nossa bagagem cultural? Não conhecemos nem a história do Brasil, como vamos decidir nosso futuro?!

9 comentários:

  1. Adriano, td bem? Eu vi. Patético né? Até meu pai que nunca estudou sabia que era Dom Pedro I. O futuro é preocupante.
    Como estão as coisas por aí?
    Espero que bem. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Hehehehe...tem coisas que é melhor não serem vistas. Nos mudamos e ainda estamos sem Globo, mas penso cá com meus botões se não é melhor assim...hehehehe. Beijocas e boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Pra vc ver como professor de História sofre!
    Ou vc pensa que a gente não ensina?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. É lamentável isso... o brasileiro vai na escola mas não aprende! E ainda têm a cara de pau de fazer piadas de português... humpf

    ResponderExcluir
  5. Oi,amigo!
    É o real x o fictício...rs.
    Existem os títulos,a educação,mas bagagem cultural é letramento,um construto interminável.
    Episódio lamentável,mas que leva a reflexão.
    Querido,quero deixar meu agradecimento pelo seu coment no meu blog,veio a calhar na minha nova fase de poetisar a minha realidade.Quando o vaso se quebra,temos que recostruí-lo.Dói,mas,basta mudar a ótica de encarar a vida.
    Flei demais,né?rsrs
    Beijos e tenha uma semana abençoada!

    ResponderExcluir
  6. Pôxa Adriano é tão complicado da minha parte fazer uma análise de onde se inicia o erro em tudo isso. Ontem presenciei uma situação em que um pai, não sabia quantos anos tinha o filho, pior nem o mês de aniversário dele e parecia ser uma pessoa com instrução, com conhecimentos do mundo. Então eu não sei na verdade o que leva as pessoas a esquecerem fatos tão importantes em nossas histórias seja ela individual ou coletiva. Como você mesmo diz é lamentável tanto desinteresse. Bjão

    ResponderExcluir
  7. De fato, Rê, me fez lembrar que eu próprio, não apegado a datas, também sou péssimo em relacionar o dia presente com alguma data comemorativa. Não é raro eu me esquecer do aniversário de pessoas importantes ao meu redor... o que é falta muito grave, mesmo que as ame diariamente, não apenas no dia comemorativo.

    Acho que temos uma memória seletiva, e o que é importante para uns pode não ter a mesma significância para outros.

    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  8. Adriano,
    Realmente patético.Que vergonha!
    Cara, hj que vi um comentário seu em meu blog. Fico grato pela palavras e espero novos comentários sempre. Obrigado!
    Agora mudando de assunto novamente. Fechei com um cliente de PALMAS para desenhar a IDENTIDADE de seu novo negócio. Espero que você possa acompanhar de perto mais esse trabalho, já que é da região.
    abraço

    ResponderExcluir
  9. Nossa,estou chocada, Adriano!

    A primeira dica foi muito vazia. "Foi filho de João"; é, já dá uma vaga idéia...Mas a dica número 3, é resposta dada! Uma pergunta que todo brasileiro deveria saber responder.

    Vergonha!

    ResponderExcluir

Seu comentário com respeito e responsabilidade é sempre bem vindo!