segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Você é capaz de falar a linguagem de amor de seu filho?

De tempos em tempos, nossos filhos utilizam expressões e gírias que podemos não entender completamente. Assim também, é possível que não expressemos de maneira clara nossas idéias, de modo que nossos filhos não nos entendem corretamente. Mas, de todas as formas em que nossas intenções podem ser erroneamente interpretadas, talvez a que possua o maior potencial nocivo é a de não comunicar amor aos nossos filhos de maneira adequada. Você é capaz de falar a linguagem de amor de seu filho? Se é, você a exercita?

Cada criança possui uma linguagem de amor principal específica através da qual ele compreende melhor o amor do pai ou da mãe. Seus filhos precisam saber que são amados para se tornarem adultos responsáveis. O amor é o alicerce sobre o qual uma criança segura irá se tornar uma pessoa adulta amorosa e generosa.

No livro “As cinco linguagens do amor das crianças”, as linguagens identificadas pelos autores são: qualidade de tempo; contato físico; presentes; atitudes de serviço; palavras de afirmação. Descubra a principal linguagem de amor de seu filho para que ele possa sentir melhor o amor que você tem por ele. Muitos pais acham que seus filhos são problemáticos, que são presenteados com tanta freqüência e não são gratos pelo amor recebido. Talvez, a linguagem de amor percebida por essas crianças não seja através de presentes. Elas podem se sentir amadas pela qualidade de tempo dispensada em companhia delas, interessando-se pelas coisas delas, compartilhando as opiniões delas, assistindo a um jogo ou uma peça delas. Outras crianças recebem elogios, palavras de apoio, e de afirmação, e mesmo assim não expressam alegria, se apegam a outros, e não respeitam os pais. Talvez a linguagem de amor percebida por essas crianças seja o contato físico, o beijo de chegada, de despedida e de boa noite, o colo na sala para ver um desenho na TV, um abraço no encontro, uma brincadeira de luta no chão da sala.

Na criação de filhos tudo depende do relacionamento de amor existente entre pai/mãe e a criança. Nada funcionará bem se as necessidades afetivas da criança não forem satisfeitas. Você pode amar verdadeiramente o seu filho, mas, a não ser que ele sinta isso, a não ser que você fale a linguagem que transmita esse amor por ele de forma eficiente e clara, ele não se sentirá amado.
Leia mais no livro “As cinco linguagens do amor das crianças”, de Gary Chapman e Ross Campbell

2 comentários:

  1. Graças a Deus tenho conseguido ser um bom Pai, e manter uma relação aberta, franca e de amizade com minha filha!!! E muito amor é claro!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Adriano.
    Parabéns pelo excelente material.
    Em especial, gostei deste sobre a linguagem, a comunicação com os pequeninos.
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Seu comentário com respeito e responsabilidade é sempre bem vindo!