domingo, 1 de maio de 2011

Adolescentes Rebeldes: fato ou ficção?

Na semana passada cheguei em casa e fui direto para a TV ver o que minha filha estava assistindo. Estava passando a novela Rebelde.

Ficamos por ali mesmo e assistimos a novelinha. Fala sério... o que era aquilo?! Para não tirar conclusões precipitadas resolvi assistir no dia seguinte novamente, e realmente a pergunta era essa: o que era aquilo?!

A novela resumia-se em:

1 - Uma escola no estilo internato que tem o propósito de "ensinar valores";
2 - Adolescentes sem limites que definitivamente não precisam de uma escola dessas, mas de pai e mãe que os amem e sejam amados;
3 - Pais e mães que dividem-se em 2 grupos: um que é feito de "gato e sapato" pelos filhos e não se faz respeitar, e outro que é feito de "gato e sapato" pelos filhos mesmo exercendo uma educação ditatorial baseada no comando hierárquico, na repressão e na inflexibilidade.

Fiquei ali pensando: o que leva alguém a produzir, ou melhor, reproduzir uma novela como essas? Quem ganha, ou o que ganha o público alvo desse produto? Um dos personagens é um bebum compulsivo, outro foge da escola escondido quando lhe apetece e pega uma moto escondida para resolver seus problemas pessoais (detalhe: são menores de idade...), e por aí vai a baixaria.

E faço mais uma pergunta a quem possa responder: se você é pai ou mãe, sente-se confortável imaginando que seu filho pode inspirar-se em algum dos personagens dessa novela?

Não sei, acho que sou muito antiquado em minhas opiniões... se você pode ensinar o que quiser para seus filhos, o bem, o mal, o bom e o ruim, por que optar pelo que desconstrói o bom cidadão?

É por isso que às vezes sou cético quanto ao desenvolvimento de uma sociedade saudável e ética. Um cidadão justo forma-se desde pequeno, com boa educação e com bons exemplos a serem seguidos. Dificultando isso nossos filhos assistem tudo o que a TV oferece. Cabe a nós filtrar a programação e promover um futuro melhor antes que nossos anjinhos virem realmente um bando de Rebeldes incorrigíveis...

5 comentários:

  1. Adriano, meu caro, essa novelinha sem nexo é a febre do momento no mundo teen. Quem produz sabe direitinho como fazer pra atrair esses seres desprovidos de bom senso, cada detalhe é muito planejado pra virar moda: roupa, música tola, atitudes... E durma-se com um barulho desses.

    Boa semana.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca assisti, mas acredito em vcê, tem tanta pergunta sem resposta nesse mundo que eu nem sei mais... socorro!


    De bem com a Vida no No http://apenasumponto.blogspot.com

    Juliana e Larissa são campeãs na China e Bernadinho e sua ação social no http://apenasumpontoesportivo.blogspot.com

    Agora os blogs parceiros do Apenas um Ponto e estão no Apenas um Ponto esportivo e vice e versa

    ResponderExcluir
  3. Adriano, não tem por onde fugir em se tratando de TV. A Globo é a campeã do lixo. Se vc vai pra outra emissora, pensando em achar algo melhor, engana-se. De um modo ou de outro elas são concorrentes e, portanto, a programação será no mesmo estilo, para conquistar audiência, para poder atrair anunciantes que paguem cada vez mais pelos preciosos minutos nas TVs.

    Vou te dizer uma coisa, atualmente, eu assisto bastante à TV5Monde, o canal francês na TV fechada. Ali vejo as notícias verdadeiras no mundo, os debates sobre elas com pessoas que pensam, e uma programação diversa sobre ecologia, a sociedade no futuro, o ensino no país etc.

    Mas o canal que eu assisto praticamente todos os dias em todas as horas, acredite se quiser, é a TV Escola, que aliás, não precisa de TV fechada para ser assistido, há transmissão via UHF. Se vc estiver curioso sobre o tipo de documentários, filmes, debates, aulas e tudo mais que vc possa imaginar, vá até o site da TV Escola e veja o que há disponível na videoteca deles. É o 'NEC plus ultra' dos documentários. E quando vc começar a ver os títulos, vai se perguntar: "e por que isso não é mostrado nas escolas públicas de todo país?" Pois é, eu estou até hj me fazendo esta mesma pergunta.
    Ainda outro dia assisti a um documentário na própria internet que se chama 'Os Azulejos de Alhambra', produzido pela BBC. O que vc pode esperar de um produto com este rótulo? Exatamente, o melhor. Dê uma olhada no site e procure este documentário (é legendado). Acho que vc vai gostar, apesar de vc precisar dispor de 30 minutos para assisti-lo.
    O problema é que na TV Escola não tem BBB, Faustão, Ana Maria e afins. Por isso ninguém gosta de assistir.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. concordo essa novela so ensina rebeldia total!!! deviam censurar essa vergonha!!

    ResponderExcluir
  5. hei ... rebelde e a melhor novela do brasil ta . quem nunca assistiu nao pode falar.

    ResponderExcluir

Seu comentário com respeito e responsabilidade é sempre bem vindo!