terça-feira, 19 de abril de 2011

O tabu da Superproteção dos filhos

Tenho participado de alguns fóruns sobre o desenvolvimento dos filhos e vejo bastante conflito de idéias no que refere-se à superproteção. Existe uma teoria a ser melhor desbravada, que é a definição de "Superproteção". Alguns acham que conduzir o desenvolvimento de um filho e privá-lo daquilo que pode "ensiná-lo" sobre os dissabores da vida é uma forma de superproteção.

Eu tenho comigo que tudo aquilo que for possível fazer para reduzir o nível de stress de uma criança pode ser feito. Se você pode apresentar-lhe filmes e lições de companheirismo e amizade, por que apresentar guerra, luta e conflito? Quanto mais puder retardar o aprendizado daquilo que nós todos concordamos que é o câncer da humanidade, melhor para ele. Que muito ser humano é vigarista, ladrão, trapaceador, individualista... deixe isso para depois. Vamos falar das coisas boas e façamos deles seres humanos éticos, decentes, justos desde crianças. É assim que se forma um mundo melhor.

Alguns dizem que carregar criança no colo é mimo, outros dizem que é amor. Eu li em um livro que não existe limite para amar uma criança, e que você pode sim carregar seu filho de até 2 anos sem medo e à vontade que isso não vicia e, ao contrário, aumenta seu senso de segurança e maturidade. Vai lhe fazer bem quando adulto, não é superproteção.

Podemos ensinar crianças sobre o certo e o errado de forma direta sem ser superprotetores, mas também sem sermos relapsos. É possível ensiná-lo a não bater nos coleguinhas ao mesmo tempo em que o matricula em uma escola de judô. É possível ensiná-lo a ser competitivo e buscar a vitória e ao mesmo tempo dizer-lhe que perder também faz parte da vida. É possível ensiná-lo a ousar e também dizer-lhe onde está o perigo. Podemos ensiná-lo qual é a diferença entre debater e discutir, mostrando que no primeiro caso considera-se e respeita-se a opinião alheia enquanto expõe a sua, e no segundo caso não...

Filhos maduros são formados com a responsabilidade da conversa e da confiança incondicional. A cumplicidade entre pai e filho é um bem para toda a vida, e nesses casos, por medo de ser "superprotetor", muitos acabam sendo omissos e criam uma distância entre eles criando aqueles filhos que falarão com orgulho depois de grandes: Eu aprendi com a vida!


 Enquanto isso outros falarão com o mesmo orgulho, porém sem os arranhões: Eu aprendi com meu pai...

 Bom feriado a todos!

5 comentários:

  1. Delicioso o seu texto, flui natural, no instante acaba e ficamos querendo ler mais.

    As colocações foram perfeitas, sob o meu conceito, é óbvio. Me orgulho em dizer do tanto de lição aprendi com meu pai até o seu último dia por aqui... Maravilho seria se todos os filhos tivessem essa possibilidade.

    Beijo, Adriano.
    Boa Páscoa.

    ResponderExcluir
  2. Oi menino, concordo contigo. Tem hora pra tudo, inclusive para apresentar a eles esse mundo contrário ao que objetivamos. Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto, Adriano.
    Além do que os filhos de hoje, tanto os nossos quanto os outros, são o futuro do país, e se hoje queremos melhorar nosso país, temos que começar dentro de casa, com nossos próprios filhos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. O Citibank estava com uma campanha publicitária ótima... o slogan era:
    Crie filhos não herdeiros.

    ResponderExcluir
  5. Adriano, seu último parágrafo está demais. Lindo. Irretocável. Perfeito.

    Como é bom poder dizer o que vc disse:"Eu aprendi com meu pai...".

    Não tenha medo da superproteção. Não é esse o sentimento para termos em relação a ela. Sem medos, apenas conviva com a superproteção. Você saberá dosá-la. Vc sabe... A diferença entre o remédio e o veneno é a dose.

    Abraços

    ResponderExcluir

Seu comentário com respeito e responsabilidade é sempre bem vindo!