sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Diet Pepsi fica "magérrima" e provoca polêmica

Alguns dizem que ser magra é o certo. Outros dizem que NÃO ser magra é ser feliz. Outros dizem que ser magra demais é doença. Outros dizem que ser magra é ser bonita. Eu digo que gosto não se discute... se lamenta. Se todo mundo gostasse do Corinthians, por exemplo, aí sim seríamos um bando de loucos, pois não teríamos contra quem torcer, rsrsrs.

Sem mais delongas vamos ao ponto em questão: a Diet Pepsi, a muito tempo com poucos investimentos nos veículos de comunicação de massa, voltou a aparecer nos EUA com um novo produto, ou melhor, com o mesmo produto numa nova embalagem denominada lata Skinny, que no jargão português entendemos como MAGÉRRIMA. A peças publicitárias foram associadas à imagem da modelo e atriz Sofia Vergara, da série Família Moderna.

Segundo Ami Irazabal, diretora de marketing da Pepsi, "o desafio é mostrar que a embalagem é um modo legítimo para se fazer marketing. Às vezes as pessoas pensam em inovação como uma maneira de se mudar o que há dentro (da embalagem). Mas, em minha opinião, a inovação pode ser uma maneira diferente de se celebrar o que está dentro."

Mulher inteligente essa diretora... na percepção mercadológica, considerando a cultura popular plantada pela mídia a respeito do que é padrão de beleza feminina acho que ela acertou em cheio na concepção do novo conceito e no formato da campanha. Mas alguns não gostaram.

Segundo o site m&m online, "A Associação Nacional de Distúrbios Alimentares (NEDA) soltou um press release dizendo "se sentir ofendida" pela ideia. "A Pepsi deveria se envergonhar de declarar que a magreza excessiva é para ser celebrada", afirma Lynn Grefe, presidente e CEO da NEDA. Diversos blogs também condenaram a lata Skinny e um press release da companhia que chamou a lata de "magérrima" e "atraente"."

Ami continua achando que uma coisa não tem nada a ver com a outra, e que o conceito skinny diz respeito apenas à mudança da embalagem para celebrar o que está dentro dela, e não associando o produto à estética feminina. Será?!

9 comentários:

  1. A associação ficou um pouco evidente né?! Mas gosto não se discute, eu por exemplo, não consumo refrigerante diet...o engraçado é que o mercado americano está cada vez mais roliço e eu também...rsrsrs. Beijocas!

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  2. Mas sem dúvida, Taia, a embalagem refletiu o objetivo do produto diet. A polêmica ficou por conta da mensagem de celebrar a magreza, como se isso fosse um ponto positivo. Pra tudo tem limites né, e podemos levantar a questão que verdadeiramente interessa: o importante não é ser magra (que muitos ainda tentam provar que é um requisito para a beleza, e eu discordo veementemente), mas sim ter saúde e ser feliz!

    Em todo caso, eu gostei da campanha. É comercialmente bem bolada independente de meus valores pessoais, rsrss.

    Abraços!

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  3. Sim, essa é uma problemática que vem sendo combatida...assim como a obesidade. Se a lata fosse rechonchuda talvez não criasse polêmica, vai entender. Achei a campanha esteticamente bonita. Noutro dia mostrei aquela da coca que você postou, para o marido. Gosto bastante de propragandas, as angolanas são na maioria das vezes vexatórias...mais tão, tão...que chegam a ser engraçadas. Beijocas!

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  4. Achei a campanha bem esperta, e também a latinha fininha um charme. Não sou lá uma consumidora de refrigerantes e muito menos dos diets,mas esteticamente a lata ficou bonita.

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  5. Olá,Adriano!

    Achei a idéia muito legal e divertida!
    As pessoas fazem um pouco de cavalo de batalha pela questão da magrez,mas achei somente um avanço tecnológico,e eu se tomasse refrigerante,certamente tomaria com mais empolgação na latinha magéeerima...rs.

    Abraços e muitos passeios e caiaque pra vc e sua família!

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  6. Vixe, que as pessoas criam mesmo polêmica por tudo. Sou uma gordinha que detesta produtos light, portanto esse negócio aí me é completamente irrelevante, apesar de ter sido uma ideia bacana.

    Beijos, Adriano.

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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  8. Oi Adriano. Não há como negar que a equipe do Mkt da Pepsi é boa. A campanha é esteticamente bonita e atraente, sim. Mas concordo com vc e com a NEDA. É um incentivo descarado à anorexia e afins, síndromes que os médicos tentam desesperadamente combater, mas que a mídia, com seu poder "blockbuster", não permite avanços contra essa insanidade. E só o porquê do poder da mídia já daria uns 2 posts "generosos" em bytes.

    As mulheres modernas se informam através da internet, das revistas femininas, do boca a boca, e, no entanto, ainda não descobriram o pulo do gato das dietas bem sucedidas. É tão elementar que não entendo pq quase ninguém faz isso.

    O segredo é alimentação NATURAL. O problema não reside no açúcar dos refrigerantes, a rigor de nenhuma bebida ou qualquer comestível. O problema está nas bebidas e comidas industrializadas que necessitam dos conservantes químicos. Dentre eles, a estrela da constelação é o SÓDIO. Portanto, não adianta comer e beber tudo diet, zero calorias. Se for industrializado, tem sódio; já era.

    Uma dieta eficaz é aquela inclusive mais barata. Pouca carne vermelha, legumes, verduras e frutas, todos frescos, jamais enlatados (quer coisa com mais sódio do que as salmoras dos petits-pois?). Só que esse hábito, que era totalmente comum na minha época de criança, quando a população frequentava as feiras livres, as quitandas etc, acabou nas cidades dos EUA pra baixo. Ahhh... E a macarronada da mama aos domingos não faz mal algum, desde que consumida comedidamente, é óbvio. As massas não engordam (nas porções normais, é claro). O que engorda são os molhos prontos, todos enlatados ou em saquinhos, embalagens tetrapack etc etc.

    E quem caminha e faz algum (mesmo que pouco) exercício e não fuma, está salvo. Vai direto para o céu, nem passa pelo purgatório.

    Abraços,
    Eliane

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  9. E por falar em sódio, os adoçantes dietéticos mais consumidos no Brasil são feitos a base de ciclamato de SÓDIO e sacarina SÓDICA... Me orgulho de ter trabalhado na indústria líder do mundo ocidental, situada em Maringá-PR, no processamento da stévia, o adoçante mais saudável do planeta. (www.stevita.com.br)

    E mais uma curiosidade: sabia que aquele inocente saquinho de miojo, quando temperado com o sachet saborizado, possui o equivalente a 80% do sódio recomendado para o consumo diário?

    Olhos abertos!!

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