sábado, 28 de agosto de 2010

Você deixa seu cérebro descansar? Acho que não...

Você sabia que a "Era da informação" pode estar te fazendo mal? É verdade! Mesmo sem percebermos, a busca constante por estarmos atualizados ou sempre ligados com alguma fonte de entretenimento pode ser um fator prejudicial para o processo de descanso, aprendizado e memorização de nossos cérebros.

Segundo Matt Richtel, em matéria do New York Times, "Os celulares, que nos últimos anos se tornaram computadores com conexões de alta velocidade com a internet, permitem reduzir o tédio dos exercícios, da fila no supermercado, dos sinais de trânsito, ou se intrometem nas conversas do jantar. A tecnologia traz diversão - e produtividade - às menores janelas de tempo. Mas os cientistas apontam para um negligenciado efeito colateral: quando as pessoas mantêm seus cérebros ocupados, elas estão deixando de lado um tempo ocioso que poderia ser usado para melhor aprender e lembrar as informações, ou ter novas ideias. 

Na Universidade da Califórnia em São Francisco, pesquisadores descobriram que, quando os ratos são submetidos a uma experiência nova, como explorar um ambiente desconhecido, seus cérebros criam novos padrões de atividade. Mas só quando fazem um intervalo na exploração é que eles processam esses padrões para criar uma memória persistente da experiência. Os cientistas acreditam que o mesmo vale para os seres humanos.

- O tempo ocioso permite ao cérebro revisar a experiência, solidificá-la e transformá-la em memórias de longo prazo - diz Loren Frank, professor assistente do Departamento de Fisiologia da universidade. Segundo ele, o cérebro constantemente estimulado "impede este processo de aprendizagem".

Já na Universidade de Michigan, estudo revelou que as pessoas aprendem melhor se, depois de uma aula, forem dar uma caminhada num bosque ao invés de irem andar em um ambiente urbano agitado, sugerindo que o bombardeio de informações deixa o cérebro fatigado. Realizar tarefas simultâneas, como ver um vídeo no celular enquanto espera no ponto de ônibus, pode, na verdade, estar forçando a mente.

- As pessoas pensam que estão relaxando, mas na verdade estão é cansando seu cérebro - comenta Marc Berman, neurocientista da Universidade de Michigan." 


Por isso não se esqueçam: a melhor maneira de relaxar e de preparar nosso cérebro para um novo dia produtivo de trabalho, realmente é desligar-se da tecnologia... essa notícia foi perfeita pra mim!!

7 comentários:

  1. Adriano, excelente post alerta. Eu deixo meu cérebro descansar, até porque já vi que o excesso de contato com novidades via tv ou internet, mas principalmente internet, me sobrecarrega, me deixa exausta. Muitas vezes fico no computador e sinto como se ele tivesse devorado minhas energias, e claro, isso se dá devido ao que os estudos que você citou no post mostra. Cérebro assim como o estômago não podem ser sobrecarregados, precisam de tempo para digerir o que ingeriram.
    Tem um estudo, inclusive tem um instituto lá em Natal,um dos mais modernos do mundo, que diz que devemos dormir depois de aprender alguma coisa, depois de algumas horas de estudo, e não estudar mais, pois o cérebro precisa desse tempo para relaxar e assimilar, pena que não tenho o link agora pois é também uma sequência desses estudos que você mencionou. Dormir fica mais difícil para mim, mas pelo menos distância do computador por muitas horas diárias tenho mantido. Mas passo aqui pra dar uma espiada nas novidades também.

    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Ah, e obrigada pela dica do passeio no parque, vou evitar o urbano, se bem que onde eu moro nõ posso chamar de urbano, e a paisagem do caminho pra casa é maravilhosa, fiz uns vídeos meio ruinzinhos, mas vou postar essa semana para mostrar. Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  3. Excelenteeee!!!! Um assunto sério, que muitos "não ligam" e que você tratou de forma clara. Precisamos ter em mente que tudo demais acaba nos prejudicando, ao invés de ajudar. Nos dias de hoje não podemos ficar sem as tecnologias, são facilitadoras, mas infelizmente o que tudo indica é que falhamos no uso. Bjosss

    ResponderExcluir
  4. Interesante! Um assunto no minimo para ser discutido e estudado com carinho pelos pesquisadores,descansar a mente é nescessario para um bom rendimento em todas as areas.
    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Ai, preciso ler esse texto um montão de vezes pra tentar educar meu cérebro... Ando judiando muito do bichinho.

    Texto elucidativo e muito interessante.

    Beijos, Adriano.
    Bom domingo.

    ResponderExcluir
  6. Ótima postagem...
    Aqui em casa é muito engraçado....enquanto meu irmão é louco por tecnologia...eu e minha mãe, não suportamos. Então quando ele não está em casa...é como um paraíso sabe.

    ResponderExcluir
  7. Texto muito interessante meu amigo!
    Bjs.

    ResponderExcluir

Seu comentário com respeito e responsabilidade é sempre bem vindo!