terça-feira, 9 de março de 2010

A sociedade brasileira rumo ao caos social

É reconhecido no velho mundo o problema da falta de "reposição" das pessoas de mais idade, que devido o planejamento familiar, vêm um processo de decréscimo populacional, ou seja, morre mais gente do que nasce. Com isso, o processo previdenciário torna-se um problema de futuro, pois a população economicamente ativa será cada vez menor para sustentar a população crescente de aposentados. Esse problema pode incomodar nas economias mais sensíveis, como a portuguesa, a grega e a de países do leste europeu.

No Brasil o problema é outro. A classe economicamente ativa faz planejamento familiar. Aliás, essa classe nem tem mais se interessado em ter filhos, pois nota-se um crescimento da população independente, de homens e mulheres que levam a vida livre, leve e soltos, sem vínculos matrimoniais e sem filhos (que são vistos como a pedra no sapato de quem quer fazer carreira e prosperar).

Por outro lado, a classe mais baixa da população ainda enfrenta o problema da gravidez precoce, e muitas mulheres, sem condição sequer de se sustentar sozinhas, ainda levam na bagagem da vida mais 2 ou 3 filhos sem a presença dos pais legítimos.

Em resumo, a população economicamente ativa do Brasil daqui a 20 anos será formada predominantemente pelos filhos da pobreza, criados e "educados" em creches, com pouca presença das mães, e depois passando pelas escolas públicas pouco valorizadas pelo baixo grau de importância dado pelo Estado. Farão parte de uma grande massa populacional de baixa renda e despreparada para a vida e para o mercado de trabalho.

Estou sendo pessimista demais ou mais alguém vê essa realidade futura? Nossos governantes já despertaram para se antever ao caos social e previdenciário ou vão deixar a bomba explodir bem nas mãos dos nossos filhos e netos, com um aumento expressivo da criminalidade e do abismo social?

É véspera de eleição, hora boa para começar a pensar no futuro do Brasil...

4 comentários:

  1. Se vc está pessimista imagina eu que trabalho com educação.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Adriano, estou numa vara da família, e claro só quem procura a justiça é quem tem problema: é uma história de tristeza maior do que a outra, tantos exames de DNA negativos, tanta gente que briga por nada, tanta falta de amor.
    Eu acredito na família, porque é a família que ensina o básico: respeito pra começar, depois amor, amizade e etc. Hoje, como você disse, os pais nem tem tempo pros filhos...
    Eu tenho medo do futuro, tenho mesmo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá,Adriano!
    Onde colocaremos nossa esperança?
    Como alterar essa situação?
    Agir e reagir.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. É Nano, essa geração google, que responde tudo online mas não saberia responder, sem o auxílio do computador qual seria a data da proclamação da república do Brasil... Faça um teste com algum jovem entre 15 e 17 anos que estude em escola pública...

    Começou o xororô do Rio. Quarta foi aprovada a emenda Ibsen Pinheiro que trata de melhor distribuir os royalties do petróleo. O Governador do Estado chorou...

    ResponderExcluir

Seu comentário com respeito e responsabilidade é sempre bem vindo!