sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A Geração Y incomoda...

Hoje estava "folheando" rapidamente alguns blogs, quando perguntei-me: por que fala-se tanto da geração Y?

Fiz uma reviravolta cerebral e achei uma resposta satisfatória: porque a geração Y incomoda.

Incomoda numa mudança rápida do conceito vivencial tradicional, com a sua forma de ver o mundo, de agir e de participar dele.

A Geração Y começa a tornar físico e palpável algumas coisas que a poucos anos atrás só era visto nos desenhos dos Jetsons.

A tecnologia e o avanço rápido das telecomunicações tornou o comportamento e o modo de vida da nova geração uma mudança significativa e rápida, muito mais rápida e multiplicadora do que as mudanças de comportamento proporcionadas pela influência da geração The Doors e Janis Joplin.

A geração Y não tem nada de anormal, a não ser no fato de que suas características atingem e influenciam até as gerações mais tradicionais e conservadoras. Pessoas com mais de 40 anos fazem um grandíssimo esforço social e estético para assemelharem-se cada vez mais com os protótipos da geração Y.

A geração X e a dos Baby Boomers, os famosos "quarentões", estão imitando o modo de vida da geração Y. Ou seja, quem era formador de opinião passou a ser sujeito passivo, que necessita assemelhar-se físico e comportamentalmente às novas gerações por motivo de sobrevivência.

Os valores que antes eram passados de pais para filhos já não são mais os mesmos, e agora são os pais que passam a adquirir o modo de viver e de pensar dos filhos.

Por isso é que a geração Y incomoda. Ela não é apenas mais uma tribo com uma doutrina própria para a vida. Ela é uma nova cultura comportamental e social na qual a falta de adaptação deixará obsoleto e excluído o indivíduo rígido do passado recente. Aceitar essa condição não é mais uma opção, é uma necessidade. É por isso que incomoda... não te deixa escolha.

5 comentários:

  1. São as mudanças da vida, meu caro amigo.
    Conflitos de gerações e outras coisas a mais.
    Excelente post!
    Um excelente final de semana para vc!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que alguém já conseguiu concluir isto. Eu faço parte da dita geração Y. Não sei ao certo ainda se isso será bom ou não para mim, já que tive 3 experiências profissionais curtas e "frustradas", ao ver da geração X (os quarentões como você mencionou) por ter saído de tais experiências por ter este comportamento questionador. Não as encaro dessa maneira. Vejo que elas foram uma oportunidade para que eu percebesse que, nem sempre, as pessoas querem ser ajudadas, quando essa ajuda implicar modificar paradigmas antigos e tradicionais. As empresas estão cheias de vicíos antigos, que não possuem mais nenhuma justificativa para sua existência senão o bom e velho "sempre foi desse jeito". Sinceramente, acredito que reflexões como estas são muito importantes para aclarar a mente dos atuais administradores (maioria ainda da geração X) que necessitam desenvolver sua capacidade de compreensão daquilo que é novo e inevitável em seus futuros, e aprenderem a lidar com um ambiente profissional cada vez mais mutável e inconstante. Já se foi o tempo em que pessoas ingressavam em uma empresa sonhando em aposentarem-se nela. O importante hoje em dia, é saber desenvolver esta habilidade da inconstância e de lidar com o novo, vencendo o medo do desconhecido que algumas pessoas insistem em ter. E conseguir compreender que o conhecimento e os paradigmas utilizados para sua compreensão também são mutáveis e flexionam de acordo com a época a que são aplicados. Obrigada pelo post.

    ResponderExcluir
  3. Olá Thabata! Quero agradecê-la por visitar meu espaço e por complementar o texto com suas experiências.

    Eu já senti na pele o efeito "pula-pula", pois trabalhei em pelo menos umas 15 empresas por no máximo 6 meses. Parece piada, mas sempre que eu chegava e iniciava o trabalho aprendia com a nova cultura organizacional, e em pouco tempo já sentia se alí seria um local para crescer. Quando via que já absorvi o suficiente e que não conseguiria espaço para promoção, aumento de ganhos e de conhecimentos, já começava a buscar novo trabalho.

    Algumas empresas são amarradas, muitas vezes por um único elemento que não se sente confortável com mudanças. Sempre que alguém fala "é assim porque sempre foi assim" é porque já está obsoleto, pois o mundo é dinâmico. A concorrência, a sociedade e as pessoas evoluem a cada dia, e a empresa que não muda sua forma de gerir pessoas e processos não é mais um bom lugar para ficar e ganhar a vida. Essa empresa é formada por pessoas que sabem o quanto a geração Y incomoda... e lhes mete medo.

    Não se sinta desconfortável por não se firmar ainda. Estabeleça seu plano de carreira e siga em frente, mude de emprego quantas vezes forem necessárias, até chegar em um lugar que realmente dê espaço para usufruir ao máximo os seus conhecimentos e suas habilidades. Daqui a alguns anos e alguns empregos poderá ter muito mais experiência e bagagem vivencial do que centenas de pessoas com emprego estável.

    O resultado disso será sua valorização profissional e a facilidade em adaptar-se e compreender diferentes culturas, lideranças e ambientes de trabalho.

    Grande abraço, e sucesso!
    Adriano Berger

    ResponderExcluir
  4. Oi Adriano!
    Passei para colocar a leitura em dia.
    Que bom saber que vc e a família estão se adaptando bem no novo estado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Amigo, Adriano td bem?
    Sabe uma coisa curiosa? Eu invisto muito mais no blog esportivo, mas o outro sempre tem novos leitores e sempre é bem mais visitado. Coisa de louco!!!

    Quanto a geração Y, acho que na verdade é uma momento vazio, porque é uma transição de valores.
    Um abraço! Te espero por lá, em qual dos dois quiser passar.

    ResponderExcluir

Seu comentário com respeito e responsabilidade é sempre bem vindo!