terça-feira, 17 de agosto de 2010

Eles chamam isso de democracia

Estou mais uma vez indignado com o processo eleitoral brasileiro. Não sei como funciona a tal da "democracia" pelo mundo a fora, mas vou narrar rapidamente o que me deixa indignado.

Com o início da propaganda eleitoral na TV, Dilma Rousseff poderá falar durante 10min30seg, enquanto José Serra terá 7min18seg, seguido de Marina Silva (PV) com 1min23seg e Plínio Arruda Sampaio com 1min01seg. Enquanto isso os outros cinco candidatos Rui Costa Pimenta, José Maria de Almeida, José Maria Eymael, Levy Fidelix e Ivan Pinheiro contarão com 55 segundos cada um para falar de sua proposta de governo.

Vejam bem os senhores que estamos tratando da exposição de propostas e apresentação dos candidatos de interesse nacional, que ficarão no mínimo 4 anos no poder do Brasil. Que democracia é essa que privilegia legenda e força de coligações ao invés de privilegiar o povo, com o direito de conhecer com o mesmo tempo de exposição todos os candidatos? Um fala por 10 minutos enquanto o outro fala por 55 segundos?!

Sinceramente, é constrangedor ver um candidato ser obrigado a falar metralhando e virando motivo de piada como foi o persistente Enéias Filho, minoria na sua possibilidade de demonstrar ao povo o que tem a oferecer por esse tão grande Brasil. Enquanto isso, outros partidos podem se dedicar a mostrar crianças sorrindo, trabalhadores cantando e donas de casa recebendo as chaves de seu primeiro imóvel... e assim caminha a mediocridade e a farsa da democracia brasileira.

5 comentários:

  1. Xiiiiii...esse assunto dá pano pra manga.A tão propagada democracia encontra sempre caminhos sorrateiros de como burlar o nosso direito. Você foi muito feliz no seu ponto de vista, a gente acaba não conhecendo verdadeiramente os candidatos e ficamos nessa mesmice eterna, apenas fazendo um rodízio dos mandatários da vez.

    Boa semana, Adriano.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você,acho que todos deveriam ter o mesmo tempo,apesar de achar o Horario politico um saco,com perdão da palavra,e sinceramente a mim não ajuda em nada,acho que cada um de nós já tem em mente o que irá fazer com seu voto.
    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Adriano,

    Há, realmente, um desequilíbrio na distribuição do tempo entre os candidatos. Isso não é bom. Aliás, a lesgilação eleitoral brasileira precisa de sérias modificações.

    Um abraço,

    Francisco Giovanni Vieira

    ResponderExcluir
  4. Não tem como discordar de você, Adriano, mas onde o dinheiro e poder comandam as engrenagens não há espaço para democracias. Democracia foi uma palavra inventada para fingir que está tudo equilibrado e justo.

    Acho que vou anular meu voto pela segunda ou terceira vez pois estou desacreditada. Pode ser que eu escolha a Marina na hora, não sei. Ela seria a minha última opção porque tenho medo que haja fraude e meu voto nulo seja convertido em votos para "outros candidatos". Realmente, tenho medo. E não estou assim por ser brasileira. Seria assim em qualquer país do mundo. Não confio 100% em eleições porque se no cotidiano a maioria das pessoas por aí faz tudo por dinheiro e tentam enganar os outros, se dar bem (subestimando a maioria), imagina quando se trata de uma grande engrenagem: salve-se quem puder quando sai do microcosmo. ;-0 Bom dia!

    ResponderExcluir
  5. Quanto a eleições, eu estou totalmente descrente de qualquer coisa. Nas últimas eleições anulei meu voto e o farei novamente. Até porque é um voto obrigatório. Você é intimado a sair de casa para "escolher" entre pessoas que não são as que você entende que sejam as melhores para a cidade, para o país.

    É como você escolher entre 2 ou 3 produtos mais ou menos assim: "Porcaria Básica", "Porcaria Plus" e "Porcaria Plus Enhanced". Disso, eu me recuso a participar. Eu não escolho "porcarias" para a minha vida normalmente. Por que seria diferente na vida como eleitora?

    Não vou falar mais porque todos concordamos que isso é uma "brincadeira", se é que vocês me entendem. Democracia? Que mané democrcia... É exatamente assim que querem que o povo permaneça; fazendo fila no dia de ajudar a colocar um deles no poder. Valei-me meu São Justo Veríssimo!
    Abs

    ResponderExcluir

Seu comentário com respeito e responsabilidade é sempre bem vindo!