sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Os últimos minutos de Cecília

Você já viu um anjo? Não?! Cecília Skotbu já...

Cecília é personagem de uma das histórias mais incríveis que já li, do livro Através do espelho, de Jostein Gaarder, um de meus escritores prediletos.

Cecília Skotbu é uma menina que vive intensamente. As coisas que vai aprendendo ela anota num caderninho. Durante a história, Cecília passa quase o tempo todo em seu quarto, deitada na cama. Ela tem uma doença terminal e está morrendo, em plena noite de Natal. Sua história é uma preparação para a morte - e por isso é também um mergulho na vida. Ela morre como quem viaja, prestando atenção em tudo. Através de seu olhar profundo, o outro lado do espelho se torna um pouco mais claro para nós.

Gaarder, um norueguês graduado em filosofia, teologia e letras, tem o incrível talento de nos fazer ver o invisível através de suas obras. Neste conto, bem menos complexo do que outros que já li do mesmo autor, Cecília tem a grata surpresa de receber um anjo em sua casa, cujo contato te fará pensar tantas coisas quanto possa imaginar. O anjo quer aprender com ela as coisas de um ser de carne e osso, e Cecília tenta aprender o sentido da vida do anjo e as coisas lá do céu. Dá pra imaginar a viagem que fiz por esse breve momento da vida de Cecília?

Através do espelho é um livro leve, gostoso, para ler em menos de duas horas e saborear pensando... será que pode haver um fundo de verdade nisso tudo?! Quem sabe...

4 comentários:

  1. Ótima dica Adriano!
    Vou procurar o livro para ler.
    E vc vê um anjo toda fez que vai lá no meu blog.Rsrsrsr( com o tempo vc se acostuma com minha modestia exagerada).
    Bjs e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Fátima, rsrsrs. Se tem uma pessoa que gosta de anjo, é você!! Então acertei na recomendação, espero que goste do livro tanto quanto eu.

    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriano, vou pegar a dica do livro.
    Estou lendo um livro dele, Maya, também gosto muito desse autor, e quando terminar o que estou lendo vou ver se encontro esse que você indica.
    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  4. Luciana, ótima leitura!! Já li Maya, e mostra bem o estilo do autor de nos colocar a pensar nos mistérios da vida que os cientistas se esforçam tanto para descobrir...

    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir

Seu comentário com respeito e responsabilidade é sempre bem vindo!